domingo, 15 de junho de 2014

Cafu jogou no Itaquaquecetuba A. C.


Bandeirantes A. C., 1980 (foto postada por Bene Lopes)

Muitos times existiram e outros continuam em atividade no futebol amador de Itaquaquecetuba, a chamada várzea: Aracaré F. C., Bandeirantes A. C., Portuguesa, Vasco da Gama, Brasão, Ferroviária, Americanos, Uberaba, Olaria, Floresta, Flamengo, Rio Verde, Luso-Brasileiro, São Carlos, Jardim do Carmo, Amanda Caiuby, Monte belo, Juventus.
A profissionalização (ou semi) foi alcançada pelo “Itaquaquecetuba Atlético Clube” (IAC), fundado em 1980. Em 1986, o IAC estreou na terceira divisão do Campeonato Paulista de Futebol. Ano marcado pelo inchaço do campeonato (com 77 clubes), por motivos políticos; pois os dirigentes do futebol José Maria Marin e Nabi Abi Chedid seriam candidatos a cargos parlamentares. Com dificuldades financeiras, o IAC jogou até o ano 2000.
O jogador Cafu foi revelado pelo IAC, depois de ser reprovado em vários testes. Jogou entre 1986 e 1987. Outro jogador revelado foi o zagueiro Gilmar dos Santos, que vestiu a camisa do IAC entre 1984 e 1987. Teve ainda o Ademir, que foi para o Marília.
Gilmar e Cafu no SPFC, 1994
(Crédito: Jiro Mochizuki/Revista Placar)
Sobre estes tempos Gilmar relatou:

“Tinha dias que eu e o Cafu dividíamos um pão com banana e tínhamos que fazer proezas para conseguir dinheiro para pagar a passagem”.

Jogando no São Paulo F. C., em depoimento ao Museu da Pessoa, Cafu conta:

“do Nacional eu fui para o Itaquaquecetuba, time da terceira divisão, e por incrível que pareça foi um dos times em que eu mais gostei de jogar, claro que depois do São Paulo. Era um time onde só tinha jogador simples, humildes, que não tinham nem condições para pagar uma condução, o ônibus ou o próprio trem, e a gente descia muito pelo lado do trem, passava por baixo da catraca do ônibus porque não tínhamos dinheiro para treinar. E fizemos uma amizade muito boa de pessoas que são na maior parte simples, iguais a mim.”

Cláudio Sousa

4 comentários:

  1. Sou de Itaquaquecetuba e não sabia que o Cafu jogou no (IAC)

    ResponderExcluir
  2. OIA HA CHEGO PERTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTT

    ResponderExcluir
  3. Feliz de saber ,pois morei muitos anos em itaquqaquecetuba

    ResponderExcluir